Bacharelado em Engenharia de Produção
A Carreira em Bacharelado em Engenharia de Produção é uma das las Bacharelado do Engenharia, Produção e Construção que dita a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Duraçao: 10 SEMESTRES.
Conteúdos: 158.
O título do Bacharelado em Engenharia de Produção é o título atribuído pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo para carreira Engenharia de Produção.
A PUC-SP, mais uma vez na vanguarda, apresenta seu curso de Engenharia de Produção totalmente estruturado em metodologias ativas. O enfoque atual está baseado na Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP e na metodologia de ensino-aprendizagem CDIO (Conceber, Projetar, Implementar e Operar), que possibilitam ao estudante desenvolver, testar e corrigir erros em seus projetos, bem como preparar-se para a implantação e operação dos sistemas de engenharia de produção.
De natureza interdisciplinar, a matriz curricular é composta por unidades curriculares na interface de eixos temáticos. No primeiro e no segundo ano, os eixos temáticos são: Inovação e Construção, Eletricidade e Energia, Ciência de Dados e Internet das Coisas, Tecnologia e Manufatura, que darão ao estudante uma formação profissionalizante básica, agregando Fundamentos de Projeto de Engenharia e Fundamentos de Processos Gerenciais. Nestes dois primeiros anos do curso, os conteúdos tratados são interligados entre si por meio de um projeto anual, dividido em quatro fases. Os três últimos anos estruturam-se em eixos temáticos que promovem a formação profissional específica: Operações e Processos de Produção, Produção e Inovação, Gestão e Estratégia, Tecnologia e Métodos. Os conteúdos são apresentados para desenvolver competências e habilidades por meio de projetos modulares, relacionados à temática de cada eixo, a partir de competências e conteúdos conectados.
Atuação profissional
O campo de atuação do Engenheiro de Produção é muito abrangente, devido à sua formação multidisciplinar: gerencia recursos humanos, financeiros e materiais, visando aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos em indústrias e empresas de vários setores, auxiliando na racionalização do trabalho; no aperfeiçoamento de técnicas de produção; na melhoria e inovação de produtos; na ordenação de atividades financeiras, logísticas de comerciais de uma organização. Além disso, integra mão de obra, equipamentos e matéria-prima para melhorar a qualidade e aumentar a produtividade, atuando como elo entre o setor técnico e o administrativo. Ao engenheiro de produção compete o desempenho de atividades profissionais referentes a concepção, projeto, execução, análise e viabilidade técnico-econômica; estudos e especificação de materiais; planejamento; consultoria; pesquisa; vistoria; fiscalização; perícia; condução de obras e serviços. Assim, seus locais de trabalho são bastante variados e incluem, entre outros, empresas de planejamento e projetos, empresas de consultoria ou assessoria, gerenciamento do setor público, empresas de saneamento básico, bancos de desenvolvimento e investimentos, companhia de seguros, institutos de pesquisa tecnológica, universidades, órgãos públicos, secretarias de obras e meio ambiente nas esferas municipais, estaduais e federal, sistema financeiro, empresas de alta tecnologia e startups.