Bacharelado em Enfermagem
A Carreira em Bacharelado em Enfermagem é uma das las Bacharelado do Saúde e Medicina que dita a la Universidade do Vale do Itajaí.
Duraçao: 10 SEMESTRES.
Conteúdos: 53.
SOBRE O CURSO
Objetivo do Curso
Formar enfermeiro generalista, humanista, crítico e ético-legal, para atuar em diferentes níveis de atenção à saúde e do cuidado de enfermagem para o indivíduo, família, grupos e comunidade.
Diferenciais
- Professores com experiências acadêmica e profissional.
- Integração com a pós-graduação, envolvendo cursos de mestrado e doutorado.
- Convênio com intercâmbio para 127 instituições em 30 países.
- Aulas de inglês online gratuitas e desconto de 20% para alunos na Univali Idiomas.
- Projetos de extensão incluídos no currículo.
- Mobilidade institucional com oferta multicampi e opções de turno.
- Parcerias para atuação desde o início do curso, totalizando 47% de horas práticas.
- Laboratórios de ensino com manequins de alta fidelidade.
- Simulação clínica em ambientes controlados desde o início do curso.
Carga Horária: 4000 horas
Modalidade: Presencial
Turno de Funcionamento: Matutino / Noturno
PERFIL DO PROFISSIONAL
Enfermeiro generalista, qualificado para o exercício da enfermagem com rigor técnico-científico e ético, competente no assistir/cuidar de forma integral o ser humano, a família, a coletividade e a natureza, na administração e liderança, capacitado a tomar decisões com responsabilidade social e compromisso com a educação permanente.
CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL
Os campos de atuação do enfermeiro têm-se ampliado nas áreas: hospitalar, de saúde coletiva (equipes de saúde e gestão de sistemas municipais de saúde), empresarial e do ensino. Essa ampliação deve-se ao reconhecimento do profissional e ao seu preparo para atuar em todos os níveis de assistência à saúde (promoção, prevenção, recuperação e reabilitação), nas mais diversas áreas, entre elas:
- Saúde coletiva: em Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas, Unidades de Referência (especialidades), Estratégia de Saúde da Família, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, nos programas de saúde voltados à mulher, criança, adolescente, adulto, idoso; e em programas de atenção a doenças crônicas e a doenças transmissíveis.
- Hospitalar: comunidades de pacientes portadores de doenças crônicas, cirúrgicos, na área de ortopedia, maternidade, centro cirúrgico, sala de parto, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), pronto socorro, isolamento, centros de imagem e diagnóstico, laboratórios, entre outros.
- Saúde Ocupacional: em empresas no ambulatório de saúde, promovendo a saúde, prevenindo e cuidando dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, entre outros.
- Auditoria: processos formais de controle nas áreas de custos, registros, protocolos de assistência, tendo finalidade não só quantitativa, mas também qualitativa, visando melhorar a estrutura e os processos de trabalho e a assistência à saúde.
- Escolas profissionalizantes: na formação do Técnico de Enfermagem.
- Universidades: na Graduação em Enfermagem, Cursos de Especialização nas diferentes áreas de atuação, Pesquisa, Mestrado e Doutorado.
- Cuidado domiciliar de idosos, crianças, doentes crônicos, entre outros.