Especialização em Política Social e Direitos Humanos
A Carreira em Especialização em Política Social e Direitos Humanos é uma das las Especialização do Ciências Políticas que dita a la Universidade Estadual do Tocantins.
Duraçao: 13 MESES.
O título do Especialização em Política Social e Direitos Humanos é o título atribuído pela la Universidade Estadual do Tocantins para carreira Especialização em Gestão Humana.
Sobre o Curso
O curso de Especialização em Política Social e Direitos Humanos pretende somar forças com as diversas iniciativas já existentes no Brasil e em diversos países da América Latina para a consolidação de Políticas Sociais e Direitos Humanos, não apenas como tema de estudo, mas como um campo essencial à manutenção da democracia e à garantia de direitos.
Público-Alvo
O curso tem como público-alvo profissionais de nível superior que atuam nas políticas públicas e sociais, profissionais de órgãos de defesa da cidadania e sociedade civil organizada e egressos da Unitins. Como requisito de acesso, o candidato deverá ter formação em curso de Graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Comunicação; Ciências da Saúde e afins.
Disciplinas
Estado e Política Social - Estado e Capitalismo. Capitalismo Tardio. As políticas sociais nas sociedades capitalistas e a questão da cidadania. As interpretações sobre concepção, natureza e desenvolvimento das políticas sociais nos seguintes paradigmas: marxismo, liberalismo clássico, social-democracia e neoliberalismo. O capitalismo monopolista e a emergência e desenvolvimento do “welfare state” europeu e das políticas sociais brasileiras. O debate sobre a “crise” das políticas sociais. Direitos Humanos e Sociedade: fundamentos e história - Aspectos históricos e filosóficos dos direitos humanos. Direitos humanos no sistema internacional. Direitos humanos no sistema interamericano. Concepções dos direitos humanos. Formação Social, Econômica e Política do Brasil e da Região Norte - A herança colonial e a constituição do Estado nacional. Emergência e crise da República Velha. Instauração e colapso do Estado Novo. Industrialização, urbanização e surgimento de novos sujeitos políticos. A modernização conservadora no pós- golpe de 1964. Transição democrática e neoliberalismo. A criação do Estado do Tocantins (1988). As particularidades da região Norte no século XX, conflitos sociais na ocupação das terras. A relação da Amazônia com a nova ordem mundial como uma área de fornecimento de matérias-primas. A região Norte e os impactos socioeconômicos. Metodologia do Trabalho científico - O conhecimento e suas formas. Os métodos científicos. A pesquisa enquanto instrumento de ação reflexiva, crítica e ética. Tipos, níveis, etapas e planejamento da pesquisa científica. Procedimentos materiais e técnicos da pesquisa científica. Diretrizes básicas para elaboração de trabalhos didáticos, acadêmicos e científicos. Ética e pesquisa. Normas técnicas da ABNT para referências, citações e notas de rodapé. Projeto de Pesquisa.
Direitos humanos e religião - O fenômeno religioso e suas implicações na formação do ser humano, da cultura e da sociedade. O cenário das religiões no Brasil e na América Latina. Direitos humanos e intolerância religiosa. A Religião e os valores e os direitos humanos, sociais, éticos e espirituais. A cosmovisão dos povos originários. Direitos humanos no Brasil: atualidade e história - Concepções dos direitos humanos, história e atualidade: o debate dos direitos humanos no Brasil. Garantias formais dos direitos humanos no Brasil e sua efetividade. Política Social e Seguridade Social no Brasil - A seguridade social e as políticas sociais no Brasil e a Constituição Federal (CF) de 1988. A reconfiguração das políticas sociais no neoliberalismo. A constituição do fundo público, o orçamento das políticas sociais. Privatização da Seguridade Social. Conselhos de Direitos, Controle Social e Gestão Democrática. Projetos Sociais: elaboração, planejamento, gestão e captação de recursos - Conceitos Básicos da Gestão de Projetos. Passos para a Elaboração de Projetos Sociais. Planejamento e gestão de serviços na área social. Sistemas de indicadores sociais. A importância do Monitoramento e Avaliação dos Projetos. Metodologias e Tipos de Avaliação. Processo de Avaliação de Projetos Sociais. Captação de Recursos. Prestação de Contas. Movimentos Sociais, Direitos Humanos e Política Social: interfaces e desafios contemporâneos na realidade brasileira - Movimentos Sociais no contexto de sua gênese e especificidade. Movimentos de luta pela questão ambiental no capitalismo contemporâneo: teorias e conceitos. Impactos ambientais dos grandes empreendimentos na região Norte. Conflitos territoriais e agricultura capitalista. A interface da Política Social e os Direitos Humanos no diálogo com a questão de gênero, sexualidade, meio rural e urbano, direito do trabalhador, questões étnicas e ambientais, principalmente relacionadas à realidade brasileira e à região Norte. Direitos humanos e Política Social: mulheres, população LGBT e negros. População em situação de rua e imigrantes - Desenvolvimento histórico da construção da teoria de gênero, raça/etnia, classe e sexualidade. As categorias: gênero, raça/etnia, classe e sexualidade. As políticas sociais específicas destinadas às mulheres, negros e população LGBTQI+. População em situação de rua. Imigração no norte do Brasil
Direitos humanos e Política Social: povos Indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais - A formação étnico-racial da sociedade brasileira, a presença dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais da sociedade brasileira. Sua organização, seus direitos e as políticas sociais específicas destinadas a essas comunidades Direitos humanos e Política Social: crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e população carcerária - Concepções históricas da infância e adolescência; do envelhecimento e pessoas com deficiência. Direitos humanos da população carcerária. Políticas, legislação, instrumentos e redes de proteção à infância e adolescência; à população idosa, às pessoas com deficiência e à população carcerária.