Bacharelado em Engenharia de Produção
A Carreira em Bacharelado em Engenharia de Produção é uma das las Bacharelado do Engenharia, Produção e Construção que dita a Faculdade do Centro Leste.
Duraçao: 5 ANOS.
O título do Bacharelado em Engenharia de Produção é o título atribuído pela Faculdade do Centro Leste para carreira Engenharia de Produção.
SOBRE O CURSO
O engenheiro de produção é responsável por garantir a eficiência dos processos produtivos, além de manter baixos os custos de produção de uma empresa ou indústria.
Basicamente, toda empresa que possua uma linha de produção necessita de um profissional capaz de dimensionar e gerenciar os processos produtivos. O engenheiro de produção alia conhecimentos técnicos com conhecimentos sobre Gestão de Pessoas, Administração e um pouco de Economia.
O engenheiro de produção pode atuar no desenvolvimento organizacional da empresa, analisando e definindo a estrutura da organização. Além disso, pode trabalhar gerenciando a vida financeira da empresa, seus custos e as aplicações de seus recursos.
OBJETIVOS
O curso tem objetivo de proporcionar ao estudante uma competência que o qualifique para atuar em todos os ramos relacionados à Produção, e que visa conjugar os conhecimentos tecnológicos da área com a capacidade de gestão, dada a grande demanda do mercado de profissionais habilitados ao processo de tomada de decisão.
Esta formação será um diferencial que aumentará substancialmente as oportunidades de inserção competitiva na vida profissional. Para tanto o curso oferecerá:
- UMA SÓLIDA FORMAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA;
- UMA FORMAÇÃO GERENCIAL POLIVALENTE, COM ÊNFASE EM EMPREENDEDORISMO;
- UMA REAL VIVÊNCIA COM A REALIDADE EMPRESARIAL, POR MEIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DE PROJETO EMPRESARIAL (TRABALHO DE FINAL DE CURSO) OBRIGATÓRIOS.
MERCADO DE TRABALHO
Capacidade para planejar, supervisionar e orientar, dinamismo e criatividade, interesse pelas Ciências Exatas e, principalmente, aquela que é essencial à sua atividade – a capacidade de criar soluções – serão características deste profissional, assim como a aptidão para ser polivalente, seja na gerência de uma empresa, como empregado, seja na geração do seu próprio negócio. Sem prejuízo daquelas atividades regulamentadas pelo CONFEA – Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, as atividades desenvolvidas por estes profissionais serão as seguintes:
- Como gestor do sistema produtivo: gerenciar a execução de plantas de processamento, gerenciar processos de produção industrial, desenvolver projetos e fazer o planejamento para controlar a produtividade ou eficiência operacional de uma empresa, conjugando os recursos humanos e materiais disponíveis e visando o aumento da produção com uma apropriada relação custo-benefício. Desenvolver métodos de otimização do trabalho e procedimentos para programação e controle de produção, aplicar programas de controle da qualidade e modelos de simulação para problemas administrativos complexos. Fiscalizar a execução de construções. Manter instalações e equipamentos em funcionamento;
- Na gestão da empresa: elaborar planos para avaliação de cargos e sistemas de incentivos, bem como planos para identificar e resolver problemas de alocação de recursos. Atuar em programas de higiene e segurança do trabalho. Participar e colaborar na seleção e treinamento de pessoal, em programas de ligação entre consultores externos e a administração, e realizar a interface entre as áreas administrativa e técnica da empresa, sendo agente promotor da estratégia empresarial.
- Na área de planejamento empresarial: realizar estudos sobre a localização geográfica da empresa e planejar o arranjo físico de suas instalações. Desenvolver estudos de viabilidade técnico-econômica para aplicação de capital no processo industrial. Conduzir programas de redução de custos. Elaborar e calcular lotes econômicos e séries de produção, bem como previsões de venda. Estabelecer políticas de administração e controle de estoques e reposição de equipamentos. Prestar assistência no desenvolvimento de máquinas, ferramentas e produtos e no desenvolvimento de políticas e procedimentos. Acompanhar e supervisionar a operação de materiais e equipamentos;
- Desenvolvimento de Produtos e Processos: Trabalhar com pesquisas, testes e ensaios de laboratório e na criação de novos produtos e processos ou na melhoria dos existentes. Gerar novos negócios. Treinar pessoal nas empresas.
MENSALIDADES E BOLSAS
Para efeito de pagamento da anuidade os cursos são divididos em semestres letivos, sendo o valor de cada semestralidade dividido em seis parcelas da seguinte forma:
- De janeiro a junho no primeiro semestre;
- De julho a dezembro no segundo semestre.
- A primeira parcela será paga no ato da matrícula e as demais até o dia 05 de cada mês.
- A UCL oferece alternativas de descontos nas semestralidades