Especialização em Sistema de Governança Jornada para a Governança Consciente

A Carreira em Especialização em Sistema de Governança Jornada para a Governança Consciente é uma das las Especialização do Administração e Administração Pública que dita a Insper Instituto de Ensino e Pesquisa.

Duraçao: 24 HORAS.

O título do Especialização em Sistema de Governança Jornada para a Governança Consciente é o título atribuído pela Insper Instituto de Ensino e Pesquisa para carreira Especialização em Administração Pública.

Sobre o Curso

O conceito de jornada para a governança consciente consiste na evolução da governança para um sistema no qual os agentes (acionistas, conselheiros e executivos) interagem sob diferentes perspectivas, pensando de forma crítica o seu funcionamento.

No curso, os participantes compreenderão as decisões-chave para a criação de uma agenda de governança para preservar valor nas empresas. Serão debatidos desafios críticos e relevantes para que os executivos enfrentem um mundo dinâmico e incerto, que os obriga a ir além de regras e melhores práticas pré-estabelecidas e a conhecer as principais tendências e inovações que afetam o ambiente empresarial.

O programa é destinado a profissionais que atuam com sistemas de governança e que buscam o aperfeiçoamento profissional e a otimização nessa área.

Por que fazer o curso?

• Compreender, praticar e avaliar o sistema de governança — processos de funcionamento rede de relacionamentos e stakeholders e dinâmica dos três níveis de tomada de decisão;
  • Conhecer a jornada de evolução da governança, avaliando sua aplicação em diferentes tipos e arranjos empresariais;
  • Desenvolver habilidades de como agir nos três níveis por meio de casos e situações;
  • Desenvolver competências na agenda de preservação e criação de valor;
  • Participar de simulação de reunião de conselho, discussão de casos nacionais e internacionais e painéis com participantes externos.

O que você precisa saber

Perfil

Profissionais que atuam com sistemas de governança e que buscam o aperfeiçoamento profissional e a otimização nessa área.

Pré-requisitos

Formação superior completa. Também é necessário ser acionista (empresário, investidor ou herdeiro), membro de conselho (consultivo ou deliberativo) ou executivo que interaja (ou esteja prestes a interagir) com o sistema de governança da empresa.

Conheça as etapas para ingressar no curso:

• Preencha o formulário de inscrição
  • Análise do seu perfil
  • Aprovação
  • Matrícula Digital

Programas específicos da área de Alta Gestão, passam pela etapa da entrevista anterior a aprovação.

O que você vai aprender

Sistema de Governança e o Ambiente de Negócios
Objetivos e restrições das organizações no novo ambiente de negócios;
Evolução das organizações e a relevância da governança corporativa;
Pensamento sistêmico aplicado à governança – papéis, responsabilidades e interdependências entre agentes para atingir os objetivos das organizações.
Tipos e Mecanismos de Governança Corporativa
Estrutura de governança segundo tipos, estágios do ciclo de vida, estrutura de capital e localização/cultura das organizações;
Conflitos de interesse entre stakeholders e mecanismos de governança.
Duas Dimensões da Governança – Sobre o que Agir?
Temas na agenda de governança (estratégicos, regulamentares e cíclicos);
Alinhamento da agenda de governança com o funcionamento das organizações – identificação de oportunidades, riscos e avaliação de resultados.
Agenda de Preservação e Criação de Valor Ciclo de Valor nas Organizações
Definição, criação, captura e sustentabilidade;
Agenda ESG — da responsabilidade social corporativa ao valor compartilhado.
Duas Dimensões da Governança – Como Agir?
Tomada de decisão e o poder coletivo nas reuniões;
Influência da cultura das organizações no processo de discussão e tomada de decisão.
Pensamento Crítico – o nível mais profundo do Sistema
Modelos mentais e os vieses na tomada de decisão individual e coletiva;
Escolas do pensamento crítico – como eliminar vieses na decisão – e os mecanismos de governança;
Evitando viés em reuniões de conselho.
Jornada de Governança – até onde quero chegar?
Desenho da Jornada de Governança – do compliance à revisão consciente e adaptação da governança em função do contexto e da organização;
Estágios iniciais de governança – startups, empresas familiares.
Desafios de Governança no Mundo Atual Incertezas e Complexidades – do mundo VUCA para BANI
Tendências de governança corporativa.

Sedes onde estudar Especialização em Sistema de Governança Jornada para a Governança Consciente em Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Faculdades onde estudar Especialização em Sistema de Governança Jornada para a Governança Consciente em Insper Instituto de Ensino e Pesquisa